A Problemática de José.

josephs_dream_gaetanogandolfi1790“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo…” – Mateus 1:18-20

 

Se fossemos atribuir uma qualidade ao início da história de Jesus, o cristo, diríamos que ela é no mínimo complicada. Uma menina prometida a um jovem que aparece grávida mesmo antes de ter tido qualquer relação sexual com este. Como explicar? Um estrupo? Não não foi – dizia ela – Foi um anjo que apareceu me dizendo que o Espírito de Deus quem fez isso. O quê? Como pode isso? Como crê nesta história?

Muitas interrogações devem ter passado pela cabeça de José, um jovem muito justo, cumpridor da Lei de Moisés, observador da tradição judaica ao extremo, descendente de uma linhagem Real. A sua honrar agora estava em risco. Todo um bom nome seria jogado ao lixo? Negativo, para isso existi a Torá, a expressão máxima da vontade do todo poderoso hwhy ao seu povo. E nela as instruções eram bem claras, se uma menina prometida a alguém em casamento fosse agarrada por um homem e estuprada deveriam morrer os dois apedrejados, ele pelo ato e ela por não ter gritado por socorro; porém se isto acontecesse num campo afastado da cidade, esta estava livre de morte por talvez ter gritado e não ter tido alguém que a socorresse (Dt 22: 23-27). Estava resolvido! José poderia seguir a sua vida normalmente repudiando Maria, colocando a culpa em alguém que a teria infligido num campo. Mas se ela falasse que era um anjo? Acreditariam nele, José? Lógico que não. Pensariam que ela estaria acobertando o infrator e assim seria apedrejada. Que situação, no mínimo complicada. Como acreditar neste anjo?

Então em uma noite, o bendito anjo também aparece a José explicando todo o mal entendido. José crê na visão e toma como esposa a tão jovem Maria, dando assim a linhagem prometida a Jesus, o filho de Davi.

Podemos a partir desta narrativa aprendermos algumas lições:

Não devemos nos precipitarmos em nossos julgamentos para não corrermos o risco de agirmos injustamente. Algumas supostas verdades, por mais que pareçam estranhas, podem ser reais. Com isso não podemos tratar ninguém pelas circunstâncias, mas por quem elas realmente são, por mais que tenham cometido erros.

A lei humana não é suficiente para mudar a vida de algumas pessoas. Por mais que a lei humana aparente corrigir um erro ela jamais comtemplará com o perdão aquele que realmente se arrepender. Por mais que o código penal condene, Deus pode mudar a história de uma vida.

Nunca diga que Deus não pode fazer algo na vida de alguém. Deus pode tudo, inclusive mudar histórias que pareçam perdidas. A ultima palavra não é do homem quando ele crê que existe um Deus. Olhe as circunstâncias por óticas diferentes, e creia na mudança mesmo que se projete um cenário caótico.

Deus está sempre pronto a ajudar. Que Ele continue nos abençoando!

Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.